AMÉRICO DUARTE PAIXÃO

AMÉRICO DUARTE PAIXÃO, LDA.


Uma empresa com Tradição.


A história da Américo Duarte Paixão, Lda. remonta ao início da década de 1940 na aldeia de Vale da Trave, freguesia de Alcanede, concelho de Santarém. Teve origem com a Sr.ª D.ª Celeste Emília da Conceição, que ia pelos campos colher as plantas que cresciam espontaneamente no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Fazia ainda a sua secagem, escolha e armazenagem, para depois poder vender estas plantas à Antiga Ervanária da Anunciada de Lisboa. Nessa época, através de um exportador de Lisboa e outro do Porto, iniciou-se o fornecimento de grandes quantidades de folha de alecrim. Este foi o princípio de uma relação comercial próspera, chegando a colher-se até 100 toneladas por ano, destinadas aos Estados Unidos da América.


A partir dos anos 1960, com a entrada do seu genro Américo Duarte Paixão, o negócio tornou-se familiar, investindo em melhores condições de transporte e telecomunicações. Já em 1980, com a entrada de uma nova geração familiar, desenvolveu-se a importação e exportação dos produtos. Deste modo, esta empresa foi a primeira em Portugal a iniciar relações comerciais diretas com a Índia. Além dos EUA, as primeiras exportações foram também para o Reino Unido, começando um progresso cada vez mais acentuado, que permitiu a expansão para outros países, como Alemanha, Espanha, França e Angola.  Perante o renovado interesse pela Fitoterapia, a par com o incremento da investigação científica das plantas medicinais que se verificou em Portugal, colocou-se em prática, em 2006, a reestruturação e modernização da empresa Américo Duarte Paixão, Lda. Com a alteração das infraestruturas, a implementação dos HACCP (Hazard Analysis Critical Points) e a tomada de muitas outras medidas, foi possível a sua Certificação de Qualidade, no âmbito da transformação, manipulação e embalagem de plantas medicinais, pelo Bureau Veritas, segundo a norma ISO 9001.


As instalações de Américo Duarte Paixão, Lda. situam-se, ainda hoje, no Vale da Trave, em pleno PNSAC. Nesta povoação, apelidada como "Terra das Ervanárias", rodeada por uma rica fauna e flora típica desta região, profissionais qualificados trabalham para atender às exigências dos seus consumidores, fornecendo produtos de qualidade, a nível nacional e internacional.  Uma boa imagem, um trabalho rigoroso e a satisfação dos clientes contribuem para a reputação de prestígio que a Américo Duarte Paixão, Lda. adquiriu ao longo dos anos, numa atividade provavelmente tão antiga quanto a existência do homem – a utilização de plantas medicinais para uma vida mais saudável.

AQUILO EM QUE ACREDITAMOS


A cada momento, a cada estado de espírito, o que sente deve ter uma expressão

OS NOSSOS SERVIÇOS


Aquando da receção da matéria-prima no armazém, são verificadas as propriedades organoléticas, o peso e a humidade. A aceitação ou rejeição dos lotes depende do cumprimento dos requisitos de qualidade exigidos.

Dependendo do tipo de encomendas, a matéria-prima poderá seguir para as operações de Corte, Moagem ou diretamente para o Expurgo, que consiste num método de fumigação que se realiza em ambiente confinado e isolado de outras substâncias. No fim desta operação, a matéria-prima segue para armazém, onde é armazenada na zona de produto semiacabado.

A Escolha Manual das matérias-primas é uma etapa transversal a todo o sistema de produção e, apesar da deteção de metais efetuada nas salas de embalamento, recorre-se a dispositivos magnéticos que executam o scanning à superfície na mesa de escolha.Assim, são rejeitadas todas as partículas estranhas à matéria-prima processada, para que não ponham em causa a qualidade e segurança do produto ao ser consumido.

Share by: